FANDOM



Steve Burnside foi um prisioneiro da Ilha Rockfort. Um local isolado, propriedade da Umbrella Corporation, que serve tanto como prisão para indivíduos indesejados e renegados pela empresa, quanto como um dos centros de pesquisas ilegais da companhia.

As características mais marcantes de Steve são: a falta de seriedade em momentos delicados e por vezes, Steve se mostra um adolescente inconsequente e infantil, mas pelas circunstâncias desastrosas que à ele são apresentadas, Steve se vê obrigado a tomar uma posição um tanto quanto ofensiva, para sobreviver ao caos que sua vida virou graças a Umbrella Corporation.

Temos que dar o fora daqui

27 DE DEZEMBRO DE 1998

Após ficar vários meses preso, em condições horríveis e sem esperança de fuga, Steve se afundou mais e mais no desespero, sempre culpando seu pai pelo inferno causado por seus erros. Steve cresceu sendo um garoto comum, em uma pequena cidade de Minnesota, na América do Norte.

Sua mãe, uma simples dona de casa e seu pai, um pesquisador de baixo escalão na Umbrella Corporation. Tudo estava normal, até o dia em que Steve chegou em casa e encontrou um grupo de soldados em sua sala de estar. Com apenas 17 anos, foi mais uma das muitas vítimas da cruel Umbrella Corporation.

Steve foi preso pela falha de seu pai, que não foi bem sucedido na tentativa de negociar a venda de dados sobre a empresa farmacêutica e suas pesquisas; O pai de Steve, sendo punido pela traição, teve sua esposa assassinada e sua prisão decretada, junto com seu filho Steve, na penitenciária da Ilha Rockfort, às ordens da própria Umbrella.

E em mais um dia de cárcere na isolada Rockfort, um bombardeio causado por um grupo militar desconhecido (que mais tarde teve sua autoria revelada: Albert Wesker, o ex-capitão dos S.T.A.R.S., que fora contratado por uma organização rival da Umbrella para capturar Alexia Ashford e sua criação, o vírus T-Veronica), e com essas explosões, os laboratórios foram destruídos, vazando o T-Vírus por toda a ilha.

Logo, Rockfort estava dominada por monstros. Muitos de seus funcionários e prisioneiros foram transformados em zumbis, assim como outros seres vivos que ali habitavam. Steve foi capaz de escapar de sua sela durante o tumulto, mas infelizmente não conseguiu encontrar seu pai e então, o rapaz se esconde em uma torre de vigilância.

Ao avistar uma sombra em meio às chamas das explosões, Steve deduz ser outro morto vivo e não hesita em atirar. A garota se esquiva com sucesso e diz não ser uma zumbi como o resto dos prisioneiros, não com palavras, mas revidando os tiros. Logo Steve se desculpa e decide descer da torre para conhecer a sobrevivente, que se apresenta como Claire Redfield.
1282487182592 f
No início a relação dos dois não é das mais amigáveis (provavelmente pela recepção acidental que Steve deu à garota). Steve menciona a existência de um avião que pode tirá-los dali. Claire se prontifica à ajudar, porém Steve recusa a ajuda da moça, por achar que ela o atrasaria, decidindo separar-se de Claire.

Steve investiga a ilha em busca de armas e suprimentos que poderiam o ajudar na fuga de Rockfort. Usando um computador que encontrou em uma das salas da prisão, Steve encontra dados sobre Chris Redfield no sistema, e em um encontro repentino com Claire, ele descobre que o mesmo é seu irmão, então a avisa que Chris está sendo vigiado pela Umbrella há meses.

Claire usa o mesmo computador para entrar em contato com Leon S. Kennedy, e enviar as coordenadas do local para que Chris pudesse vir resgatá-la. Em uma suntuosa mansão, Claire encontra Alfred Ashford, o comandante da ilha e descendente de Edward Ashford, um dos fundadores da Umbrella.

Irado com o ataque que destruiu sua ilha e espalhou o T-vírus pelo local, ele tenta atirar em Claire e a acusa de ser a responsável. Após esse encontro, inicia-se um jogo de gato e rato entre Claire e Alfred, que tenta eliminar a garota a qualquer custo.

Ele libera um Bandersnatch para atacá-la, mas Steve a salva e os dois fogem dali. Ao explorar ainda mais a ilha, os dois chegam ao andar inferior de um depósito, onde são atacados por um zumbi. A criatura segue em direção a Claire e Steve hesita em atirar.

Os gritos de Claire trazem o garoto de volta à realidade e ele atira contra o zumbi. Steve então revela que aquele era seu pai, um empregado da Umbrella que tentara vender segredos da empresa a companhias rivais, mas fora descoberto. A mãe de Steve fora assassinada e os dois enviados a prisão de Rockfort.

Claire e Steve tomam consciência do tamanho do perigo que enfrentam e por fim decidem em cooperar para escaparem do pesadelo. Na tentativa de encontrar uma rota de fuga o mais rápido possível, os dois decidem se separar para que cada um vasculhe a ilha com mais precisão.

De volta à velha mansão, Claire é surpreendida por Alfred travestido como Alexia. Ele aponta uma arma para a jovem, ameaçando matá-la em nome da família Ashford. Felizmente, Steve aparece e novamente salva Claire, atirando contra Alfred, que foge por uma passagem secreta.

A dupla segue a falsa Alexia e chega a um quarto, onde encontram uma peruca loira e um vestido manchado de sangue. Eles se perguntam de quem seria aqueles objetos e são surpreendidos por Alfred, armado com seu rifle. Steve luta contra ele, desarmando-o.

De relance, Alfred vê o reflexo de seu rosto maquiado na janela e foge, perturbado. Só então Claire e Steve finalmente percebem que a mulher que encontram anteriormente se tratava de Alfred, travestido. O alarme de do sistema de autodestruição soa e a dupla se dirige ao aeroporto do complexo.

A fim de impedir a fuga de Claire e Steve, Alfred libera um Tyrant T-078 do tipo produzido em massa e enviado anteriormente à Ilha Rockfort para o treinamento das forças especiais da Umbrella. No intuito de suspender uma ponte que atrapalhava a decolagem do avião de fuga, Claire deixa a aeronave. Em seu caminho, ela é encurralada pelo Tyrant e em uma breve luta pensa ter derrotado a criatura.

Após a batalha, Claire retorna para o avião, que decola com sucesso. Ao som das explosões que tomam conta do complexo, Alfred chega a um hangar particular através de uma passagem secreta e deixa a ilha Rockfort a bordo de seu caça Harrier.

Durante o voo, o sistema do avião detecta uma anormalidade no compartimento de carga. Ao investigar a causa, Claire é surpreendida pelo Tyrant que pensava ter derrotado. Após uma dura batalha, a garota finalmente consegue se livrar do monstro, jogando-o para fora do avião.

Acreditando que tudo estava acabado, Claire e Steve descansam na cabine do avião. Steve começa a perceber que criou um grande afeto por Claire, chegando à certeza de que se apaixonou pela garota.

A colmeia de gelo

Enquanto a dupla descansava, o piloto automático da aeronave é acionado por Alfred, mudando totalmente as coordenadas da viagem, conduzindo-os para outra base da Umbrella, desta vez na Antártida. Perdendo violentamente a altitude, a aeronave faz um pouso forçado, chocando-se contra uma das instalações do local. Sem ferimentos, Steve e Claire abandonam o avião e seguem para explorar a área.

Steve faz descobertas e informa Claire sobre a existência de uma base australiana a sete milhas de onde estão. Para alcançar tais instalações, eles pretendem utilizar uma escavadeira, que os tiraria de dentro do complexo da Umbrella.

Um acidente ocorre e um vazamento de gás atrasa a dupla, que logo contornam o problema. Enquanto se preparavam para embarcar na escavadeira, Alfred reaparece, mirando em Claire. Ele e Steve trocam tiros, e Alfred acaba gravemente ferido. Atordoado pelos ferimentos, o patriarca da família Ashford cai de um penhasco. Claire e Steve conseguem sair do complexo.

Pouco após ouvir os gritos do filho caindo no abismo da sala de mineração, Alexander Ashford (que após ser infectado com o T-Veronica, sofreu uma mutação incontrolável e transformou-se em um terrível monstro, denominado Nosferatu), com uma força incomum, desata suas correntes e escapa da prisão.

Já do lado de fora do complexo, a dupla segue por uma escada que os leva para o heliporto do local. Lá, eles são surpreendidos por Nosferatu. Com um golpe, o monstro tira Steve de combate e avança ameaçadoramente em direção à Claire.

Após derrotá-lo, a garota vai em busca de Steve, que havia sido jogado do heliporto, mas por sorte havia conseguido se segurar antes que pudesse cair. A bordo de um carro de neve os dois fogem das instalações da Umbrella.

Gravemente ferido, Alfred se dirige aos níveis inferiores do complexo, alcançando a câmara onde sua irmã permanecia em um sono criogênico. Alexia Ashford finalmente acorda após longos 15 anos, a tempo de presenciar a morte de seu irmão.

Com o corpo de Alfred em seus braços e os poderes adquiridos após a fusão com o T-Veronica, Alexia comanda tentáculos que atacam o veículo de Steve e Claire, frustrando a fuga da dupla. Alexia prende Claire em uma espécie de casulo no laboratório subterrâneo, enquanto utiliza Steve em um de seus testes com o T-Veronica.

Nas mãos da Formiga Rainha

Enquanto Steve e Claire estavam sob custódia da maldosa Alexia Ashford, Chris chegou à Ilha Rockfort, e descobriu que Claire já não estava mais por lá, partiu para a Antártida para continuar a busca por sua irmã. Chris adentra todas as instalações até nos níveis inferiores do laboratório, em uma réplica da Mansão Spencer, ele encontra sua irmã desacordada e presa em um casulo.

Após recobrar a consciência, Claire conta ao irmão sobre Steve e como ele também deveria estar preso em algum lugar do complexo. O grito de Steve ecoa pela sala. Percebendo a preocupação de Claire com o garoto, Chris pede para que ela vá ajudar Steve.

No coliseu, Claire finalmente encontra Steve preso por amarras e por um grande machado, da mesma forma que ela avistara Alexander Ashford. Sem condições de soltar o garoto, Claire apenas ouve o que ele tem a dizer: Alexia conduzira em Steve o mesmo experimento feito em Alexander Ashford (Nosferatu).

O garoto começa a sentir dores terríveis e não consegue respirar. Enquanto ouve seu pedido por ajuda, Claire vê Steve se transformar em um horrendo monstro. Steve persegue Claire, encurralando-a. Um dos tentáculos de Alexia prende a garota, deixando-a impossibilitada de reagir.

Com o mesmo machado que o prendia, Steve se lembra de Claire e ataca, acertando, porém, o tentáculo. O tentáculo contrataca o garoto e desaparece. Ferido, a transformação de Steve se desfaz e ele volta às suas feições humanas. Steve declara seu amor à Claire e morre, e tudo que a moça pode fazer foi chorar em cima de seu corpo.

Chris encontra Claire ainda presa em uma sala, junto ao corpo de Steve. A garota sugere que Chris ative o sistema de autodestruição do complexo, para que as travas de todas as portas sejam liberadas. Chris aciona o mecanismo e se reúne com Claire.

Quando se preparam para deixar o local, mais uma vez eles são confrontados por Alexia. Ela passa por uma nova mutação, tornando-se muito mais forte. Chris utiliza todo seu armamento, mas somente com um tiro da Linear Launcher, Alexia finalmente é derrotada.

Chris corre para deixar o lugar rapidamente, porém mais uma vez, Wesker reaparece. Ele demonstra seu descontentamento com o vírus de Alexia, mas se mostra satisfeito por poder se vingar de Chris. O rapaz tenta contrariar Wesker, dizendo que Alexia foi morta e que não há mais fonte de amostras para o T-Veronica.

Wesker responde dizendo que seus homens já levaram o corpo de Steve, que também contém o vírus, e diz a Claire que um dia, quem sabe, ela poderia voltar a vê-lo. Wesker e Chris lutam mais uma vez e o ex-S.T.A.R.S. confirma suas suspeitas de que Wesker não é mais um humano.

Por um golpe de sorte, uma explosão impede que o ex-capitão ataque Chris novamente. Wesker foge em um submarino e Chris corre para encontrar sua irmã. Junto com Claire e a bordo do caça Harrier, Chris decola do complexo da Umbrella, enquanto o sistema de autodestruição apaga o local do mapa.

Morte

A suposta “morte” de Steve Burnside gera, até hoje, uma infinda discussão na comunidade de fãs da série. Albert Wesker nos deixou uma grande incógnita ao dizer que Claire poderia ver Steve novamente. O que nos leva a concluir que o status atual de Steve é realmente desconhecido.

Aparições

  • Steve Burnside apareceu pela primeira vez em “Resident Evil CODE: Veronica” lançado em 2000 para o Dreamcast. A aparência de Steve era um pouco diferente da sua versão oficial (a que conhecemos hoje), onde apareceu em “Resident Evil CODE: Veronica X” (versão final e oficial da história contada em 2000), que foi lançado em 2001 para diversas plataformas.
  • Steve veio aparecer um pouco mais tarde em Resident Evil Survivor 2 CODE: Veronica (um Spin Off lançado ainda em 2001, pouco após o lançamento e sucesso de RECVX, para os fliperamas e mais tarde para o Playstation 2), com a mesma aparência vista em RECVX.
  • Steve só veio “dar as caras” novamente, em 2009, com o lançamento de “RE: The Darkside Chronicles”, uma releitura de RECVX, que modificou alguns fatos do jogo original para se adequar a jogabilidade em dupla, sendo assim, uma game não canônico que tem por intuito recontar de forma resumida os principais acontecimentos.

Curiosidades

A primeira aparição de Steve em Resident Evil gerou grandes confusões, por seu cabelo ser parecido demais com o cabelo de Leon S. Kennedy, forçando a CAPCOM à criar um novo visual para o personagem. Em RECV, Steve tinha o cabelo semelhante ao cabelo de Leon S. Kennedy, e com isso, muitas pessoas o confundiam com o protagonista de Resident Evil 2, fazendo a CAPCOM, alterar um pouco a modelagem do personagem, para a melhor identificação com o público. Já em Code Veronica X, o cabelo de Steve veio com um pouco mais comprido e avermelhado. Visual que permaneceu até sua última aparição na série.

Atores e Dubladores

Resident Evil CODE: Veronica X

  • Bill Houston (voz).

Resident Evil Survivor 2 CODE: Veronica

  • Bill Houston (voz).

Resident Evil: The Darkside Chronicles

  • Sam Riegel (voz).

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.