FANDOM

Principal

"Meu nome é Rebecca Chambers! Mas para você é Oficial Chambers!"
— Rebecca para Billy Coen logo após os dois se encontrarem.

Rebecca Chambers nasceu em 1980, e em pouco tempo mostrou ser uma garota acima da média, obtendo graduação na universidade com apenas 18 anos. Sua formação lhe deu um vasto conhecimento na produção e preparação de remédios, o que num futuro próximo lhe rendeu a oportunidade de ser recrutada para trabalhar no esquadrão de elite da polícia de  Raccoon City.

S.T.A.R.S.

1998

Após se formar na universidade, Rebecca fora recrutada para ser membro da equipe Bravo dos S.T.A.R.S., atuando como médica da equipe. Apesar de ter apenas 18 anos na época, a garota já era uma especialista em produção, preparação e administração de medicamentos, mas por conta da sua pouca experiência em combate, por muitas vezes ela pode parecer um tanto infantil. Essas atitudes acabam escondendo um lado calmo e maduro, que Rebecca viria a revelar em situações perigosas, que ela jamais imaginou que viveria.

Ecliptic Express e o Centro de Treinamento

23 E 24 DE JULHO

A equipe Bravo dos S.T.A.R.S. é enviada para investigar estranhos homicídios que ocorreram na região das Montanhas Arklay. Porém, ao chegar nas imediações, o motor do helicóptero falha, e a equipe faz um pouso forçado em meio a floresta.

Apesar das circunstâncias, os membros da equipe Bravo saem ilesos do acidente, e ao investigar a área, se deparam com um comboio policial destruído, com vários dos oficiais desmembrados. Rebecca encontra a ficha que contém dados sobre o prisioneiro que era escoltado – Billy Coen.

Ela lê a sentença de Billy na ficha, e o capitão da equipe Bravo, Enrico Marini, ordena que o grupo busque pelo prisioneiro nas imediações. Investigando a área, Rebecca logo se depara com o Ecliptic Express parado na floresta e entra no trem para investigar. Ao fazer isso, ela se depara com todos os passageiros mortos, mas um deles volta a vida e ataca Rebecca.

Após dar cabo do morto-vivo, Rebecca parte para investigar os demais vagões do trem, e encontra Billy Coen. Sabendo que se tratava de um condenado a morte, Rebecca ordena que Billy não se mova, mas ele desobedece e foge pelos demais vagões do trem.

Rebecca então sai em busca do prisioneiro, e acaba encontrando o membro da equipe Bravo, Edward Dewey, em busca de ajuda após ter sido atacado por monstros na floresta. Dewey está totalmente debilitado, e antes de morrer, avisa Rebecca para ter muito cuidado com as criaturas estranhas que o atacaram.

Novamente Rebecca encontra com Billy dentro do trem, mas desta vez ele propõe uma cooperação entre os dois para que assim eles tenham mais chances de sair vivos daquele pesadelo, mas Rebecca se recusa a ter ajuda e a ajudar o condenado.

Os dois seguem então caminhos diferentes, e em um dos vagões ela se aproxima do que aparenta ser um senhor sentado em uma mesa. Ao chegar mais perto o homem se desfaz em um aglomerado de sanguessugas que atacam a policial, mas Billy aparece e a salva.

Após o incidente, o trem começa a se mover em uma velocidade fora do comum, e eles concordam que devem acionar os freios. No caminho até o vagão traseiro, Rebecca encontra Edward Dewey transformado em zumbi, e se vê obrigada a mata-lo.

Rebecca e Billy conseguem finalmente ativar os freios, mas por conta da alta velocidade, o transporte não para imediatamente e descarrila próximo ao Centro de Treinamento da Umbrella. Rebecca e Billy saem ilesos do amontoado de ferragens que o trem se tornara, e entram no complexo de pesquisa, aparentemente abadonado.

Dentro do local, Rebecca encontra uma grande foto do ex-diretor do local, Dr. James Marcus, e percebe uma enorme semelhança entre o homem da foto e o indivíduo que se desfez em um amontoado de sanguessugas no trem. Longe dali, através do sistema de monitoramento, Albert Wesker e William Birkin acompanham o progresso de Rebecca e Billy.

Andando pelo local, eles visualizam uma abertura na parede que permitiria aos dois explorarem uma nova área. Billy auxilia Rebecca e ela chega a uma câmara de tortura, quando um Eliminator é solto pela Queen Leech para atacar a recruta. Rebecca desvia dos ataques da criatura mas o chão cede e ela fica pendurada, segurando-se apenas em uma barra de ferro. Billy aparece e salva Rebecca antes que ela caia em um enorme buraco que se formou.

Por conta dos momentos de ajuda mútua, Rebecca começa a duvidar que Billy tenha sido capaz de assassinar tantas pessoas como o descrito em sua sentença. Nesse momento, o rádio de Rebecca toca, com Enrico Marini tentando fazer contato.

O capitão da equipe Bravo pergunta a recruta se ela já encontrou Billy, mas ela nega, mentindo para protegê-lo. Ele finalmente conta a história real dos eventos que levaram a sua condenação, que fora acusado injustamente pelos 23 assassinatos por ter se recusado a cumprir ordens superiores de matar os habitantes de uma vila na África.

Após a conversa e a revelação, os dois encontram um teleférico que pode leva-los para fora do Centro de Treinamento, e para isso restauram a energia que liga o aparelho. Porém, devido ao ataque de um Eliminator, Rebecca fica sozinha novamente, pois Billy é jogado em um canal de água subterrâneo sobre o qual o teleférico passa.

Determinada a ajudar Billy, Rebecca faz uso do teleférico e chega a uma fábrica abandonada, utilizada pela Umbrella para esconder a entrada do Complexo de Pesquisas Subterrâneo de Raccoon City. Usando uma plataforma móvel, ela desce e chega ao mesmo nível em que Wesker e Birkin a monitoravam através das câmeras.

No laboratório subterrâneo, Rebecca encontra com Enrico Marini, que informa a recruta que os membros da equipe Bravo que ainda estão vivos se refugiaram numa  mansão próxima do local, e que a Umbrella usa esta mansão como fachada para suas pesquisas. Preocupada com a queda de Billy, Rebecca diz que o encontrou mas os dois se separaram e que agora precisa encontrá-lo.

Tendo acesso a níveis inferiores do Complexo, ela chega a Central de Eliminação de Resíduos e encontra Billy inconsciente. Após resgatá-lo, eles se veem as voltas com inúmeros cadáveres das prováveis experiências virais de James Marcus. Nesse momento a dupla é surpreendida pelo Proto-Tyrant, que vagava pelo local, de início Rebecca e Billy derrotam a criatura sem maiores problemas.

Após derrotar o Tyrant eles continuam explorando o local em busca de respostas, em busca de uma saída, e logo são surpreendidos novamente pelo Proto Tyrant, dessa vez mais agressivo e rápido, a dupla se vê novamente em situação de extremo perigo.

Após finalmente derrotar a criatura de uma vez por todas, eles continuam explorando o local e encontram com a Queen Leech, que toma a forma de James Marcus  e lhes conta a história de seu assassinato, dez anos atrás a mando de Spencer e executado por Wesker e Birkin, que roubaram sua pesquisa com o T-Vírus.

A Queen Leech conta seu plano de vingança e retorna a sua forma original, pronta para aniquilar a dupla. Neste mesmo momento, William Birkin aciona o sistema de autodestruição do local. Mais uma vez juntando forças, Rebecca e Billy conseguem derrotar a Queen Leech, e escapam do complexo a tempo de se salvar da explosão do local.

Após saírem ilesos, no alto das montanhas, Rebecca e Billy observam a mansão citada por Enrico, os dois se despedem, e Rebecca afirma que de forma oficial, reportará que ele está morto, dando assim uma chance de Billy recomeçar a sua vida.

O pesadelo na Mansão de Spencer

Rebecca segue então em direção a mansão, e ao chegar no local ela não encontra seus companheiros. Devido ao cansaço que os eventos anteriores lhe causaram, ela se dirige aos dormitórios anexos à mansão e adormece em um dos quartos, permanecendo assim durante um dia inteiro.

Rebecca Pistol

Rebecca durante o Incidente da Mansão.

Richard Aiken, outro membro da equipe Bravo, que considera Rebecca como sua irmã mais nova, a encontra dormindo, e os dois decidem sair em busca de Enrico Marini. Eles fazem o caminho pelas cavernas até a mansão em busca do comandente. Durante a busca, Rebecca e Richard são atacados pela Yawn, que passa a persegui-los pela mansão. Eles fogem e chegam a biblioteca, onde a cobra dá o bote em Richard, evenenando-o.

Rebecca fica ao lado de seu companheiro, sem saber o que fazer, pois não poderia deixá-lo sozinho mas era necessário encontrar uma cura para o veneno. Chris Redfield encontra os dois e Rebecca pede para que ele busque soro para tratar de Richard, que tem uma melhora significativa com o tratamento. Com ajuda de Chris, Rebecca leva Richard até a enfermaria da mansão, onde ela permanece cuidando de seu companheiro.

Posteriormente, Rebecca é encurralada por um Hunter em um dos corredores da mansão, mas é salva por Chris. Após o evento, Rebecca e Chris seguem rumo ao recém descoberto laboratório secreto da Umbrella. Ao chegar no local, Rebecca ativa o sistema de  autodestruição do complexo, a pedido de Chris.

Rebecca se encontra novamente com Chris, e logo após eles se encontram com Jill Valentine e Barry Burton, e eles seguem para o heliporto da mansão. Com a ajuda de sinalizadores, eles atraem a atenção de Brad Vickers, piloto da equipe Alpha que sobrevoava  região em busca de seus companheiros.

Surge então o Tyrant T-002, que havia sido enfrentado anteriormente por Jill e Chris. Chris consegue dar cabo do monstro com o auxílio da Rocket Launcher que Brad jogou, e os quatro entram no helicóptero e fogem, assistindo do alto a explosão do local no caminho de volta pra Raccoon City.

Após os incidentes, Rebecca escreve em seu relatório da missão que encontrou um comboio militar com corpos mutilados de policiais e de um outro indivíduo identificado com Billy Coen. Alegando dificuldades para a recuperação do corpo de Billy para a confirmação de sua morte, ela requisita o arquivamento do caso.

Incidente na Universidade da Austrália

ENTRE 2008-2013

Após suas experiências em Raccoon City, Rebecca Chambers tornou-se uma consultora da B.S.A.A. Em determinado momento de sua carreira, ela passou a trabalhar também em uma universidade australiana. O terror voltou a estar presente na vida de Rebecca quando ela se vê envolvida em um incidente bioterrorista na universidade. O atentado é combatido por uma equipe da B.S.A.A comandada por Chris Redfield e Piers Nivans.

Bio-terrorismo em Nova Iorque

Algum tempo após os ataques bioterroristas de 2013, Rebecca estava pesquisando a cura de um novo vírus chamado de A-Vírus criado pelo terrorista Glenn Arias, a pesquisa foi realizada no Alexander Institute of Biotechnology em Chicago. Durante a pesquisa, Maria Gomez atacou o instituto, infectando todos os funcionários com o A-Vírus, mas Rebecca conseguiu se salvar, graças a vacina que a mesma criou para reter o desenvolvimento do vírus. Chris e seus soldados da B.S.A.A chegaram a tempo de salvar Rebecca dos infectados.

Rebecca após analisar que estes novos Zumbis conseguiam identificar os aliados dos inimigos, a mesma descobriu que o vírus criado por Glenn Arias tinha muitas semelhanças com o parasita Las Plagas usado pelo culto Los Iluminados. Após contar tudo o que sabe para Chris, o mesmo diz que tem um amigo que poderia responder a todas perguntas sobre Las Plagas, esta pessoa em questão era o Agente da D.S.O Leon S. Kennedy.

Chris e Rebecca encontram Leon em um bar, aparentemente abalado psicologicamente, o mesmo encontrava-se tomando Whisky alegando que estaria em férias. Rebecca conta para Leon sobre o novo vírus e sobre Glenn Arias, Leon se recusa a ouvir e diz que não lembra de nada sobre o culto Los Iluminados devido ao tempo dos acontecimentos.

Bar

Rebecca e Chris tentando convencer Leon a dar informações sobre Los Iluminados.

Chris então interrompe a conversa e diz que precisa da ajuda de Leon, pois ele não conseguirá cumprir sua missão sem as informações que somente Leon possuí, Leon responde Chris alegando que está missão não era dele e sim de Chris, que então bate na mesa com raiva. Após isso Rebecca interrompe os dois, revelando que o vírus que Arias criou já estava dentro dos corpos das pessoas nos redores da cidade e simplesmente só precisava ser ativado pelo ''Vírus Gatilho'' que então todos se tornariam em Zumbis. Rebecca então retira uma amostra de seu próprio sangue, explicando para Chris e Leon que o sangue dela possuía anti-corpos para deter o vírus, então a mesma deixa a amostra de sangue na mesa e se dirige ao banheiro.

Neste momento Diego e Maria Gomez capturam Rebecca e mais tarde atacam o bar efetuando disparos contra Leon e Chris.

Rebecca desperta, e descobre que está frente a frente com Glenn Arias, após uma pequena conversa Rebecca revela a Glenn que descobriu tudo sobre seu novo vírus, sobre o funcionamento e sobre a cura para o mesmo. Glenn então rebate Rebecca, dizendo que está impressionado com a inteligencia da mesma, porém ela não descobriu tudo, pois ela ainda não sabe como os Zumbis diferenciam os aliados dos inimigos. Glenn então revela seus motivos para capturar Rebecca e o motivo era porque ela se assemelhava à sua falecida noiva, Sarah. Glenn tenta colocar a aliança de casamento de Sara no dedo de Rebecca, após Rebecca relutar o mesmo ataca Rebecca com um soco, e diz que ele irá implantar o braço de Sarah em Rebecca. Glenn usa o sangue de Rebecca, para criar um novo A-Vírus ainda mais forte que o anterior, que é imediatamente injetado em Rebecca que se torna a primeira sujeita do teste. Ela é informada de que ela terá 20 minutos até que o vírus tome pleno efeito, após isso Glenn se dirige para o telhado do estabelecimento.

Mais tarde Chris encontra Rebecca infectada e bastante inabilitada, Chris é atacado pelo cirurgião que vigiava Rebecca, após uma pequena briga Chris saí vitorioso, no entanto, Chris descobre que Rebecca tinha pouco tempo de vida. Os dois então se dirigem para o telhado para enfrentar Glenn com a condição de Rebecca piorando a cada segundo. Após o confronto com Arias, Rebecca diz a Chris que ele deve matá-la caso o tempo acabe, mas Chris recusou. Rebecca então apenas assiste a luta de Leon e Chris contra Glenn Arias e Diego.

Reb

Rebecca é salva por Chris.

Após uma intensa batalha, com a vitória de Chris e Leon, Chris passa a procurar a cura para Rebecca que tinha apenas 2 minutos de vida. após encontrar a cura o mesmo administra a cura em forma de gás para Rebecca, salvando sua vida. Chris, Rebecca e Leon usam o helicóptero da B.S.A.A para soltar o gás curativo sobre a cidade de Nova Iorque. Leon então reflete, sobre tudo o que já passou em sua vida, sobre os incidentes e até quando eles teriam que lutar contra o Bio-Terrorismo.

Curiosidades

  • Rebecca Chambers foi protagonista do jogo Resident Evil 0 ao lado de Billy Cohen, e atua como personagem e apoio de Chris nas tramas de Resident Evil 1, Director’s Cut, e Remake.
  • Ela volta a  aparecer no jogo Resident Evil: The Umbrella Chronicles, nos cenários “Train Derailment”, que conta a história de Resident Evil 0 e “Nightmare”, que relata os acontecimentos vividos por Rebecca após a sua chegada na mansão e antes da equipe Alpha chegar ao local. No cenário Mansion Incident, Rebecca não aparece como a personagem de apoio de Chris. No jogo a trama se restringe  Jill e Chris, deixando não só ela, mas também Barry Burton de lado.
  • Rebecca também aparece como personagem selecionável na expansão do modo Mercenaries de RE5, “The Mercenaries Reunion”, que faz parte da edição Gold Edition. Ela também aparece no titulo exclusivo para Nintendo 3DS, que segue os moldes de Mercenaries Reunion, The Mercenaries 3D.
  • Rebecca aparece também nas novelizações que S.D. Perry fez com base na série. Ela é protagonista do livro Zero Hour, que conta a estória de Resident Evil 0. Ela também é protagonista no livro Caliban Cove, onde é apresentada a um time dos S.T.A.R.S. de Exeter, e juntos eles investigam  um incidente biológico que acontece em Caliban Cove, no Maine. O livro conta com novas criaturas chamadas Leviathans, e uma nova forma do vírus que mantem a inteligência dos infectados, mas remove totalmente o livre-arbítrio, tornando-os criaturas facilmente controláveis. Rebecca também faz uma breve aparição no livro Underworld, onde ela, Leon e Claire estão viajando para a Europa para continuar a investigação contra a Umbrella, além de estar presente na novelização da história do primeiro game da série, The Umbrella Conspiracy.
  • Rebecca é uma das personagens principais da peça Biohazard The Stage, exibida apenas no Japão. Na trama da atração, Rebecca é uma consultora da B.S.A.A trabalhando em uma universidade na Austrália. Ela reencontra Chris Redfield após um incidente terrorista atingir o local.

Curiosidades

  • Rebecca Chambers está listada como morta na seção de RE2 do livro Resident Evil Archives. No entanto, essa afirmação é um engano da tradução americana. No texto original em japonês, Rebecca ainda consta como sobrevivente.
  • Rebecca está presente no roteiro do filme de Resident Evil escrito por George A. Romero. Na história, Rebecca também seria a médica dos S.T.A.R.S.
  • O rosto da personagem em Resident Evil 0 foi baseado na cantora japonesa Ayumi Hamasaki.
  • Em Resident Evil 2, se você checar a mesa de Albert Wesker na sala dos S.T.A.R.S. 50 vezes, você obtem um rolo de filme que pode ser revelado na câmara escura no primeiro andar e que dá origem a uma foto de Rebecca com um uniforme de basquete.
  • Após os eventos da mansão, Rebecca não apareceu em mais nenhum evento dos jogos da série que contem para a cronologia, apesar de ter retornado em Mercenaries Reunion, de RE5 e em RE: The Mercenaries 3D.
  • Rebecca é um dos personagens da peça de teatro Biohazard The Stage, ao lado de Chris Redfield e Piers Nivans. Ela foi interpretada pela atriz japonesa Rin Asuka.