FANDOM

200px-Capcom logo.svg

Capcom Co., Ltd. (株式会社カプコン, Kabushiki-gaisha Kapukon?) é uma companhia japonesa que publica e desenvolve jogos de videogame. Ela é conhecida por ter criado franquias multimilionárias, tais como Resident Evil, Street Fighter, Mega-Man, Devil May Cry, Dino Crisis e Onimusha. Sua sede principal está situada em Chuo-ku, Osaka. Fundada em 1983, ela passou a ser uma empresa internacional com divisões e subsidiárias na América do Norte, Europa, e Ásia Oriental.

História

As empresas responsáveis por criar a divisão japonesa da Capcom foram a I.R.M. Corporation (fundada em 30 de maio de 1979) e sua subsidiária Japan Capsule Computer Co., Ltd., ambas companhias dedicadas à fabricação e distribuição de máquinas de jogos eletrônicos. As duas empresas se unificaram pelo nome Sambi Co., Ltd. em setembro de 1981, enquanto que a Capcom Co., Ltd. em si foi estabelecida inicialmente em 11 de junho de 1983 com a intenção de assumir o departamento interno de vendas.

Em janeiro de 1989, a antiga afiliada Capcom Co., Ltd. se uniu à Sambi Co., Ltd., resultando na formação da atual divisão japonesa. O nome "Capcom" é uma abreviação de "Capsule Computer", um termo adotado pela empresa para descrever máquinas de arcade que fabricava em seus primeiros anos, projetadas para se separarem dos computadores pessoais que se popularizavam na época. A palavra "capsule" alude a como a Capcom assemelhava seus jogos a "cápsulas cheias de jogos e diversão", bem como a ideia da companhia em proteger suas propriedades intelectuais dentro de uma dura "cápsula", evitando cópias ilegais e imitações inferiores.

Apesar de o primeiro produto da Capcom ter sido Little League, um jogo de arcade lançado em julho de 1983, o seu primeiro e verdadeiro jogo, o título de arcade Vulgus, foi lançado em maio de 1984. A partir da adaptação do jogo 1942 para o NES, lançada em dezembro de 1985, a empresa passou a se concentrar no mercado de jogos para plataformas domésticas, o que passaria a ser o seu principal segmento de operação poucos anos mais tarde. Desde então, a Capcom criou 15 séries de jogos multimilionárias, as mais bem sucedidas são Street Fighter,Resident Evil, Devil May Cry e Dino Crisis.

Além de desenvolver e publicar jogos para plataformas domésticas, online, em arcades, pachinkos e pachislos, a empresa publica guias de estratégia, mantém seus próprios centros de arcade, e licencia suas franquias, personagens e outras propriedades para uso em produtos, seriados de televisão, e apresentações ao vivo relacionados. A Suleputer, por exemplo, uma divisão interna de comercialização e selo musical, fundado em colaboração com a Sony Music Entertainment Intermedia em 1998, publica CDs, DVDs e outros formatos de mídia baseados nos jogos da Capcom. Um encontro anual particular chamado Captivate, conhecido até 2008 como Gamers Day, é usado tradicionalmente como meio de anunciar novos jogos e serviços.

Nos anos recentes, a Capcom foi vítima de criticismos dos fãs da série Mega Man, devido o cancelamento de Mega Man Legends 3 (Nintendo 3DS) e Mega Man Universe (PlayStation 3) e por lançar uma versão muito inferior de Mega Man X para iPad e iPhone.

Também no FANDOM

Wiki aleatória